O que jamais te contaram sobre vistoria técnica
- Rafael Marques
- 21 de mar. de 2024
- 6 min de leitura
Atualizado: 4 de abr. de 2024
Fala galera!
Você sabe quais são os pontos mais importantes a serem observados em uma visita técnica? Será que o mais importante é realmente anotar os dados elétricos para submeter o projeto na concessionária? Você sabe mitigar os problemas futuros que poderiam ser resolvidos na vistoria?
Eu diria que essa primeira fase é tão importante quanto a instalação em si. Os profissionais confundem essa fase com um momento apenas de anotar as informações principais como cabos do ramal de entrada, disjuntor do padrão, tipo do telhado e tipo de estrutura, entretanto essa verificação deve ir além do básico.

Irei apresentar insights valiosos que irão diminuir os problemas associados a essa fase e amplificar o seu potencial e da sua empresa. Foram mais de 400 obras entregues, por muito tempo fiz esse trabalho e ainda gerencio uma equipe que faz. O meu maior desejo é que você não passe pelos mesmos problemas que passei e consiga entregar o melhor para seu cliente.
Eu não estou aqui para te ensinar que olhar o disjuntor do padrão de entrada é importante, saber a capacidade de corrente do cabo, realizar o levantamento do tipo de telhado, isso você já deve saber, estou aqui para falar tudo aquilo que está nos detalhes e mostrar problemas reais que poderiam ser evitados.
Na vistoria estão em jogo o sucesso dos seguintes itens:
Satisfação do cliente;
Prazo de entrega da obra;
Aprovação do projeto e da vistoria pela concessionária;
Pós-venda;
Instalação;
Projeto executivo;
Desempenho da usina;
Depois de enxergar essa lista, você deixaria para depois a melhoria dessa fase sabendo que impactará toda a jornada do seu cliente e da sua equipe?
Vamos lá! Nunca vá para uma vistoria sem um checklist em mãos, são muitas informações a serem verificadas e será muito fácil passar alguma despercebida e você esquecer. Voltar no cliente para coletar uma informação significa aumento de custo e retrabalho. Não necessariamente você deve ir com uma prancheta, imprimir uma folha e escrever todos os itens. Há quem prefira realizar o trabalho desta maneira, mas existem algumas ferramentas gratuitas no mercado e que podem otimizar essa coleta de informações. Comenta aqui embaixo, “eu quero”, se várias pessoas comentarem postarei um vídeo com um tutorial de como usar essas plataformas para otimizar sua vistoria.
Ter uma folha escrita manualmente implica que o responsável deverá escanear, salvar em algum lugar, reescrever para um word ou excel e perderá tempo fazendo algo que poderia ser mais eficiente.
É imprescindível que sejam registradas fotos, vídeos, o máximo possível. Após a vistoria, manter as fotos no seu celular e não salvar em outro lugar não adianta nada! A primeira coisa que deve ser feita é salvar as fotos no local de fácil acesso, de preferência na nuvem, perder essas fotos te trará um grande problema. A ferramenta que te falei no começo do vídeo irá acabar com esse problema e te poupará muito tempo.
Já imaginou chegar em campo com o celular em mãos, ter um roteiro preparado e que seja possível já registrar as fotos, anexar em cada item e ao final exportar um pdf já com todas as informações e fotos?
Sempre solicite que o cliente ou a pessoa responsável por tomar decisões esteja presente durante a vistoria. Algumas informações são passadas nesse momento e definições também, tal como o local do inversor, a necessidade de um aumento de carga, adequação elétrica e condições do telhado. Tudo que for conversado com o cliente precisa estar por escrito e o mais importante, não adianta ter esse relatório por escrito e organizado se o seu cliente não assina ao final e não recebe uma cópia. Pois caso aconteça qualquer divergência, a primeira coisa que ele irá falar é: “eu não sabia dessa informação”; “Ninguém me avisou”; “Eu não aprovei o inversor neste local, pode mudar?” e sem dúvidas essa falta de alinhamento e transparência poderá impactar na satisfação do seu cliente. Tudo que for de responsabilidade do cliente para ser feito também precisa estar por escrito. Tal como: melhoria do sinal de wifi, adequações no padrão de entrada;
Por exemplo: Se seu cliente providenciar uma melhoria do sinal de internet antes da instalação, evitará que o inversor se desconecte e o cliente ficará te solicitando visita para reconectar.
Certa vez, fizemos toda a instalação e depois de instalado o cliente solicitou que alterasse o local, mesmo ele escolhendo, a questão foi que não tinha nada por escrito que geraria custo a mais e que provasse que ele havia aprovado o primeiro local. Isso gerou uma insatisfação, pois num primeiro momento queríamos cobrar pelos custos de uma alteração e o cliente não queria pagar, pois alegava desinformação e que não havia aprovado, como não tinha como provar optamos por realizar a alteração. Mas sem dúvidas se tivesse uma assinatura ou qualquer outro item de comprovação poderia ter sido evitado.
Conheça bem a norma da concessionária, para que possa prever todos os itens que devem ser adequados para que a vistoria seja aprovada. As casas podem ser antigas e não estar como a concessionária determina, ou era adequado para a época. E para que seja aprovada a vistoria é necessário que esteja de acordo com a norma atual.O cliente saber desse custo apenas no ato da reprovação pode impactar bastante alguns itens tal como satisfação do cliente e prazo de entrega da obra, pois será um custo não previsto para o cliente.
Por exemplo: O vidro que fica a frente do medidor no padrão de entrada estava quebrado, a caixa estava com sinais de ferrugem e precisava de uma pintura, estava sem o aterramento que fica no padrão, a cor de um dos cabos estão em desacordo com a norma, não foi instalada alguma placa de advertência prevista em norma após a instalação. Esses são exemplos bem comuns de itens simples e que poderiam ter sido previstos antes mesmo da reprova.
Aproveite o momento da vistoria para explicar como será o processo até a entrega final. Nem sempre a pessoa que realiza a venda é a mesma que faz a vistoria e muitas dúvidas podem surgir, essa transparência de prazos e acontecimentos é muito importante. É aquela frase, “o combinado não sai caro.”
Por exemplo: Detalhe todos os processos, o que acontecerá após essa visita, qual o prazo para o próximo passo, seja transparente e realista. Quanto tempo irá ficar pronto o executivo? a concessionária demora até quanto tempo para aprovar? tem algum custo a mais? Esses são alguns questionamentos que devem ser respondidos para se antecipar.
Ter uma noção básica de atendimento ao cliente fará com que você ou sua empresa tenha um grande diferencial no mercado. No geral, muitas pessoas não têm uma boa experiência quando se fala em prestação de serviço e são os detalhes que te farão o melhor. O cuidado de se apresentar, falar sobre como será, se colocar à disposição para dúvidas, pedir licença ao entrar na residência, pode parecer bem óbvio falar isso, mas não custa lembrar. Tenha sempre fotos de instalações realizadas, e eu não estou me referindo aos módulos no telhado, mas sim dos inversores, pois para muitos clientes a estética é muito importante.
Ter um drone não é essencial, mas ajudará bastante sua inspeção e elaboração de projeto. As imagens de satélite não costumam ter uma boa definição e nem sempre estão atualizadas. Algumas casas são muito altas e esse equipamento tornará seu trabalho mais seguro e eficiente. Hoje em dia existem vários modelos no mercado e sem dúvidas é um investimento que vale a pena. Sem contar que ao final das instalações poderá registrar fotos para seu portfólio.
80% dos problemas que surgem após a instalação estão nos telhados, então tenha uma atenção redobrada. Analise e registre o máximo de fotos, e mostre ao seu cliente tudo que foi encontrado. Não fique receoso de perder uma venda por achar que um telhado precisa ser totalmente reformado para receber os módulos, pois se você for o último a subir toda a culpa será sua caso aconteça qualquer tipo de infiltração. Optar por não proceder com a instalação será um livramento. O cliente na maioria das vezes não quer ter que mudar nada na infraestrutura existente, falar pra ele que terá que mudar todo o telhado ou fazer uma revisão pode significar perder a venda. E pelo grande volume de empresas no mercado, alguma optará por realizar a instalação nessas condições e o prejuízo financeiro ao final é certo. A partir do momento que assume o risco o cliente te ligará mesmo sabendo das condições para que resolva. Nem todas as empresas têm condições financeiras de arcar com algum dano causado. Resumindo, mantenha seu cliente ciente do telhado que possui e não tenha medo de recusar a instalação em casos que o cliente não concordar.
Não basta o telhado suportar apenas os módulos, deve ser levado em consideração que alguém irá subir para instalar e realizar manutenções no futuro. Principalmente em telhados metálicos treliçados é imprescindível que faça um laudo estrutural para garantir a segurança da estrutura. Muitas empresas negligenciam essa etapa, por achar que tem experiência e que visualmente suporta e nem sempre possuem as atribuições necessárias diante do conselho de engenharia para tomar esse tipo de decisão. Por isso, contrate um profissional habilitado para a análise, o barato e a economia nesse item pode sair bem caro no final. Pois além do prejuízo material, caso aconteça algum desabamento, vidas também serão prejudicadas.
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