Você não confia em instaladores de energia solar ou na sua própria equipe?
- Rafael Marques
- 24 de set. de 2024
- 5 min de leitura
Fala Galera! Você já contratou um instalador e teve dor de cabeça? Serviço mal feito, falta de comunicação? Ou até mesmo a sua equipe própria não trabalhou como deveria e você já não confia na qualidade?
Hoje eu vou contar um pouco do que vivi na pele, e como você pode fazer melhores contratações de instaladores e também fazer com que a sua equipe própria esteja alinhado com você durante o dia a dia.
Meu nome é Rafael Marques sou engenheiro de Energia e já entreguei mais de 450 usinas de energia solar. E vou ajudar você a alcançar a excelência operacional e ser um melhor gestor a cada dia. Existe um conteúdo vasto de gestão de projetos, mas nenhum deles é focado no mercado de energia. Mas estou aqui para repassar para você tudo que aprendi.

Certa vez estava enfrentando um grande volume de obras e percebi que começamos a ter também um grande volume de reclamações dos serviços prestados. E isso me deixou realmente desconfiado em relação a atitude da minha equipe de campo na minha ausência.
Tive problemas como infraestrutura mal feita, desorganização de cabos, inúmeros relatos de infiltração em telhados. E foi aí que me perguntei: Cara, será que tá claro pra eles qual o trabalho que devem entregar?
Muitas vezes a primeira ação é chamar todo mundo, brigar, xingar e dizer que vai desligar se permanecer. E você realmente acha que isso será efetivo? Podem te respeitar pela ameaça, mas na primeira oportunidade irão falhar nisso. Seja líder pelo exemplo e não pela autoridade.
Vou te falar o que fiz:
Fiz questão de ir em várias obras tirar fotos dos itens errados que estavam sendo entregues. E montei uma apresentação no PowerPoint.
Agendei uma reunião com a equipe e comecei a mostrar as fotos sem falar de quem era a instalação. Logo depois perguntava se estava certo e se aceitariam receber um serviço daquele jeito.
E terminei perguntando como seria a maneira correta de agir. A própria equipe chegou à conclusão.
Fiz questão de relembrar a todos qual era a missão visão e valores da empresa. Pra quem está atuando no escritório todos os dias é bem mais fácil de repassar essa a cultura. E para quem trabalha com engenharia é difícil fazer as pessoas de campo entenderem esse propósito.
E não basta você ler a missão, visão e valores e esperar que eles sempre se lembrem de tudo antes de tomar uma decisão.
A cultura diz respeito a toda a decisão que seu time vai tomar sem a sua presença. E precisa estar claro para todos.
Uma dinâmica que utilizei foi escrever os valores em vários papéis e distribui um pra cada. O objetivo era que para cada valor apresentassem uma situação no trabalho deles que representava.
Por exemplo: se o valor for Qualidade a resposta foi ter cuidado durante a instalação para não quebrar telhas.
Muitas empresas da área da engenharia não acreditam que o chamado “peão “ precisa ter esse entendimento de cultura, mas pelo contrário, ele que está ali na linha de frente fazendo tudo acontecer. É claro que se você chegar falando esse nome ele não vai estar nem aí , mas precisa saber como abordar de maneira prática. Não adianta sua empresa ter um atendimento impecável durante toda a venda e durante a instalação deixar a desejar.
Uma outra metodologia que criei para identificar qual era a atitude da minha equipe em determinada situação foi o chamado diagnóstico de cultura: nele criei uma seria de perguntas do dia a dia e com diversas respostas, não havia resposta errada, existiam respostas mais alinhadas com os valores da empresa.
Vou te dar um exemplo de pergunta:
Objetivo: Analisar se o pensamento do colaborador está sendo atuar com excelência (transparência, comprometimento, zelo com cliente)
Se você está numa instalação em telhado cerâmico e por volta de 14h percebeu que rachou uma única telha, o cliente não tem sobressalente para repor e ao olhar para o céu percebeu que uma chuva se aproximava. O que você faria?
a) Tentaria resolver o problema de qualquer maneira, pois a chuva está se aproximando. Vou passar PU para remendar.
b) Tiraria a telha de uma outra parte do telhado em que não seria afetado, informaria meu superior para comunicação imediata ao cliente;
c) Entraria em contato na mesma hora com meu superior para pedir a telha imediatamente;
d) O PU resolve, remendaria a telha e não acho necessário avisar meu superior, pois resolvi o problema da melhor maneira possível.
Com as respostas pude medir as atitudes e criar ações para alinhar cada vez mais time para tomar decisões sempre baseadas nas diretrizes da empresa.
Para aplicar, reuni todos e fiz com que respondessem naquele momento de maneira anônima. Após analisar os dados, percebi que possuíam um bom entendimento de como deveriam agir em determinada situação.
Tenho certeza que se você seguir essas orientações poderá confiar mais na sua equipe para que tomem as melhores decisões mesmo na sua ausência.
Para instaladores, você deve ter uma abordagem parecida.
Caso contrate sem pesquisar a procedência poderá trazer muita dor de cabeça. Eu já cometi vários erros ao contratar instaladores e a cada contratação eu aprendo mais em como fazer uma melhor gestão.
Alguns erros que cometi:
Confiei que iriam fazer o serviço correto, mandaram fotos, mas é claro que só mostraram aquilo que estava bonito o resto estava completamente fora do padrão.
Não fiz visitas na obra sem aviso para entender se estavam fazendo um bom trabalho, se estavam com os EPIs
Citei pra você apenas dois, mas sempre é um aprendizado. Você já cometeu algum? Me conta nos comentários.
Atualmente, antes de contratar busco o máximo de referências. Peço contato com as empresas que ele já executou. Fotos das instalações e te digo que só isso não será o suficiente.
Traga esse instalador para sua empresa e mostre a maneira que você trabalha, o tipo de infraestrutura que monta, a maneira que ele deve tratar seu cliente, a cultura da empresa e tenha em detalhes todas as informações. Isso fará com que ele esteja ciente em como deve agir e seguir com o serviço. E o mínimo que se espera é que siga as diretrizes, pois cada empresa possui uma maneira de trabalhar com práticas diferentes.
Tenha sempre um contrato e de preferência por escrito todas as responsabilidades de cada parte, detalhando todas as entregas físicas necessárias para configurar a finalização da obra e que os pagamentos estejam atrelados a essas entregas. Especificando também as devidas garantias dos serviços, pois caso esse instalador suma do mapa você terá que resolver a correção.
Por muito tempo, tive diversos desafios e que precisei cometer alguns erros para aprender. E estou aqui para te ajudar e alcançar mais rápido a excelência e que não cometa os mesmos erros. Um conteúdo totalmente aplicado para integradores e instaladores de energia solar.
Até a próxima!
Comments