Sua empresa de energia solar funciona sem você?
- Rafael Marques

- 12 de mar. de 2024
- 5 min de leitura
Se você se ausentar por um dia inteiro sem comunicação com sua empresa de Energia solar, ela continuaria funcionando?
Imagina a seguinte situação: Você precisa daquelas merecidas férias que nunca tirou e está apenas adiando, ou você tem o maior medo de adoecer e ficar ausente e o principal motivo que te preocupa é: Será que tudo vai funcionar como deveria? Será que vão ficar me ligando a cada 5 min? Ou será que não vão falar com você e quando voltar estará o caos reinando e com os problemas antigos, os novos problemas e os que ainda vão surgir!
Uma coisa posso te afirmar, essa dependência não fará bem para você, pois sem dúvidas irá te sobrecarregar e privará o seu time de se desenvolver.

Caso esteja começando sua empresa agora é normal ter essa dependência, pois muitas vezes você é o departamento financeiro, suprimentos, RH, engenharia, instalador, etc. Acaba se desdobrando para cumprir todas as funções e é normal passar por isso. Mas se você anotar e colocar em prática essas dicas desde o começo, não tenho dúvidas que terá um time de excelência desde as primeiras contratações.
Se você não deseja tirar férias nunca, subir de cargo ou deixar de ser insubstituível na sua empresa. Esse conteúdo não é para você.
Agora se você quer ter um time engajado e que vai dar conta do recado, siga em frente!
Muito já se falou que o colaborador deveria se dedicar ao ponto de ser insubstituível para posição que ele exerce, mas isso não é verdade e se você ainda tem essa opinião precisa mudar agora!
Se um colaborador é insubstituível, significa que só ele sabe fazer determinada atividade. Os processos de uma empresa devem seguir independente de quem esteja à frente. E se aquela pessoa adoecer? E se essa pessoa for você? Não é nada sustentável estar nessa posição.
Certa vez estava me sentindo muito sobrecarregado com as demandas diárias e comecei a refletir sobre o que eu estava fazendo e percebi que muitas atividades rotineiras do dia a dia eu não delegava para ninguém do meu time. Como por exemplo, solicitar a vistoria na concessionária ou fazer um projeto executivo para uma instalação. A primeira coisa que fiz foi listar os principais motivos que me impediam de delegar.
Alguns dos pontos levantados foram:
Falta de confiança se dariam conta
Não fariam do jeito que eu gostaria que fosse feito
E cheguei a conclusão que o principal era capacitar e treinar o meu time em todas as ações do dia a dia. E existem maneiras simples de se fazer isso.
Por exemplo: sempre que tiver um problema e alguém do seu time te procurar para resolver, tente questioná-lo com perguntas chave para fazê-lo refletir e levar até a resolução que você, gestor, usaria. Mesmo que seja um problema simples e que você já sabe como proceder.
Essa pequena ação irá aos poucos moldando o modo de pensar do seu time, para que mesmo na sua ausência possa pensar como você ou o mais próximo possível nessas situações. É sempre mais fácil recorrer ao expert e ter uma resposta pronta, nosso cérebro sempre irá preferir o menor caminho e que demande menos esforço. Por isso, faça esse pequeno exercício para tornar o seu time mais independente.
É muito importante que você delimite o tipo de decisão que cabe exclusivamente a você.
Uma pergunta que sempre surge é: “o que devo delegar?” E a resposta é simples: delegue tudo que você puder.
É com essa atitude que seu time estará se desenvolvendo.
Outro item bastante importante é entender a habilidade e capacidade do seu time. É o seu papel treiná-los para que desempenhem da melhor maneira.
Por exemplo: Um contrato novo foi fechado e o primeiro passo é realizar uma vistoria técnica para levantamento das informações para o projeto. E você é o responsável por esse item, mas entende que está no momento de sair desta tarefa. A partir daí irá capacitar alguém até que seja possível delegar. Mas lembre-se ninguém estará inteiramente pronto, os ajustes serão necessários e os feedbacks indispensáveis.
Delegue progressivamente, à medida que você ganha confiança na capacidade de sua equipe de lidar com tarefas, delegue responsabilidades mais desafiadoras e importantes.
Mantenha-se disponível para orientação e suporte: Embora você deva permitir que sua equipe trabalhe de forma independente, é importante estar disponível e acessível para oferecer orientação, esclarecer dúvidas e fornecer suporte sempre que necessário.
Se você identificar que uns dos motivos de não delegar seja a falta de capacitação, é necessário mapear os temas chave para alcançar um melhor nível técnico. Por exemplo: você precisa elaborar um projeto executivo e para que consiga delegar para alguém, a pessoa precisa ter conhecimento no AutoCAD, Normas da ABNT e experiência de campo e conhecimento de sistemas fotovoltaicos. Sabendo dessas necessidades, comece a treinar.
E você pode me questionar o seguinte: quando contratei, foram definidos os requisitos e a pessoa precisa saber tudo isso. Contudo, existem detalhes inerentes a sua empresa, práticas adotadas, etc. Por mais que o conhecimento já esteja com o colaborador é importante nivelar.
Você já ouviu falar em microgerenciamento?
O microgerenciamento é um estilo de gestão em que o gerente ou líder se envolve excessivamente nos detalhes e no processo de trabalho do time. Isso geralmente resulta em falta de autonomia para os membros da equipe, falta de confiança do líder na capacidade da equipe de realizar suas tarefas e uma atmosfera de controle excessivo.
As principais características são:
Supervisão constante;
Tomada de decisão centralizada;
Falta de confiança;
Falta de desenvolvimento da equipe;
O microgerenciamento pode ter impactos negativos significativos, incluindo baixa motivação da equipe, falta de criatividade e inovação, alta rotatividade de funcionários e menor produtividade geral. Em vez disso, os líderes eficazes tendem a adotar uma abordagem mais colaborativa, fornecendo orientação e suporte, enquanto permitem que seus funcionários tenham autonomia e responsabilidade em relação ao seu trabalho.
Fuja do microgerenciamento e confie na sua equipe. Serão benefícios tanto para você, que poderá focar no que é importante do ponto de vista gerencial, quanto individualmente para cada pessoa envolvida na atividade, que desenvolverá suas habilidades.
Ter em mente todos esses itens até aqui te trará insights valiosos e que amplificarão seu potencial como gestor. A ideia é sempre trazer um conhecimento prático e diretamente aplicável na sua empresa de energia solar. Se você está enfrentando algum problema que está tirando seu sono, comenta aqui embaixo que posso criar um conteúdo sobre o assunto ou até mesmo dar uma direção para te ajudar.
Se você está no começo, talvez precisasse ler diversos livros e passar por diversas instalações e contratações sem sucesso dentro da sua empresa para ter esses insights, porém existe esse blog que poderá te ajudar. Uma frase que sempre falo é que o verdadeiro sábio aprende com o erro dos outros e esse conteúdo é resultado de diversos erros e acertos.




Comentários